25/11/2025
por Assessoria de Comunicação

Reforma Administrativa: Governo Federal Prioriza 'Transformação do Estado' e Rejeita PEC 38/2025 da Câmara

O debate sobre a modernização da administração pública brasileira ganhou força diante da divergência entre Executivo e Legislativo. Enquanto a Câmara dos Deputados acelera a tramitação da PEC 38/2025, o Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), adota o conceito de “Transformação do Estado”, que vem sendo desenvolvido desde 2023.

Nesta segunda-feira (24/11), durante o evento “Modernização do Estado e Reforma Administrativa”, promovido pela FGV EAESP e pelo Movimento Pessoas à Frente, a ministra Esther Dweck apresentou a agenda do Executivo, defendeu a estabilidade como pilar democrático e elevou o tom das críticas ao texto que avança no Parlamento.

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Reforma Administrativa vs. Transformação do Estado

O MGI adotou o termo "transformação do Estado" como uma diferenciação conceitual de abordagens históricas que limitavam a reforma administrativa à mera redução do tamanho da máquina pública.

Segundo a Ministra Esther Dweck, essa visão anterior gerou um "círculo vicioso", caracterizado por cortes orçamentários indiscriminados, ausência de concursos públicos e o consequente "sufocamento" de políticas públicas, o que, por sua vez, amplificou a percepção de ineficiência por parte da população.

A Ministra reforçou a tese de que a transformação do Estado é um "processo contínuo e incremental" e não a busca por uma "bala de prata" capaz de resolver todos os problemas de uma só vez.

Ela enfatizou que, "em muitos casos, para gerar eficiência, é preciso investir", rechaçando a lógica de cortes generalizados.

A visão do Governo Federal é que a nação necessita de um Estado inovador e preparado para liderar o desenvolvimento com soberania, pautado pela inclusão, digitalização e responsabilidade ambiental.

Governo Rejeita a PEC 38/2025 e Critica ‘Excesso de Constitucionalização’

Esther Dweck esclareceu que a Proposta de Emenda Constitucional 38/2025, atualmente em discussão no Legislativo, "não representa a posição do Executivo", por se tratar de uma iniciativa formulada no Parlamento.

A Ministra afirmou categoricamente que o "Executivo não concorda com o texto do jeito que ele está", apesar de reconhecer que a PEC apresenta "pontos relevantes".

Sua avaliação crítica incidiu sobre o fato de a proposta estar "ampla demais" e, principalmente, carregar um "excesso de constitucionalização", o que, em sua análise, dificulta o debate e a construção de um consenso necessário entre os poderes e os entes da federação para que o tema avance na agenda nacional.

A crítica se aprofundou em relação a dispositivos considerados inadequados, como a autorização para "extinção de cargos ocupados por decreto presidencial", classificada por Dweck como um "excesso de poder".

Ela também lamentou a forma de elaboração do texto, mencionando que "Muitos parlamentares do grupo de trabalho reclamaram que não tiveram acesso ao texto final. Isso gera desconfiança".

A Estratégia do Governo: Três Eixos Estruturantes

Para romper com a ideia de reduzir o Estado e, sim, ter um "Estado preparado para atender às necessidades da população", o MGI estruturou sua agenda de transformação em três eixos principais: pessoas, digital e organizações.

Essa visão combina três frentes essenciais: modernização administrativa, transformação digital e valorização da força de trabalho, articulando ações implementadas desde 2023.

Eixo Pessoas: Valorização e Dimensionamento da Força de Trabalho

O MGI implementou medidas estruturantes voltadas à carreira pública visando reestruturar as bases do serviço público para as próximas décadas.

Entre as ações já realizadas desde 2023, destacam-se:

  • Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT): Foi realizado em 114 órgãos federais.
  • Concurso Público Nacional Unificado (CPNU): Realização de duas edições, ofertando "mais de 10 mil vagas abertas".
  • Reestruturação de Cargos: Realização da simplificação administrativa que extinguiu "66 mil cargos obsoletos" e transformou essas estruturas em "35,9 mil vagas adaptadas às demandas atuais".
  • Regulamentação: Regulamentação do estágio probatório, modernização dos mecanismos de gestão de desempenho e um novo modelo de metas e entregas por meio do Programa de Gestão e Desempenho (PGD).
  • Reajustes: Organização e atualização salarial de carreiras dentro dos limites estabelecidos pelo novo arcabouço fiscal.

Além das ações implementadas, a ministra elencou propostas em debate com o Congresso Nacional, como a criação da Carreira de Analista Técnico do Poder Executivo, a centralização previdenciária (Uniprev), a atualização das regras de desempenho e progressão no Sistema de Desenvolvimento na Carreira (Sidec), o aperfeiçoamento da previdência militar e a regulamentação do direito de greve e da negociação coletiva, baseada na Convenção 151 da OIT.

A Ministra também defendeu o avanço na criação de requisitos mínimos de capacitação para cargos com funções de gestão, como ocorre em outras áreas especializadas.

Segundo ela, essa é uma medida que qualifica as equipes, melhorando a entrega de políticas públicas e reforçando a profissionalização do serviço público.

Eixo Digital: Governança de Dados e Serviços Integrados

O avanço na digitalização e governança de dados é um dos resultados concretos da agenda de transformação, visando consolidar infraestruturas públicas digitais capazes de melhorar políticas sociais, ampliar o acesso a serviços e fortalecer a capacidade analítica do Estado.

  • CPF como Número Único: Houve o avanço na padronização dos sistemas públicos, com a unificação do número do SUS ao CPF. Dweck explicou que "Até pouco tempo atrás, a pessoa podia ter vários números do SUS porque o sistema não era integrado. Isso dificulta o prontuário eletrônico, o atendimento e até a formulação de políticas públicas".
  • Identificação Nacional: A Carteira de Identidade Nacional (CIN) ultrapassou "39 milhões de emissões", garantindo mais segurança e biometria integrada, além de reduzir custos de transação.
  • Plataformas de Governo: A plataforma GOV.BR alcançou "92% de serviços públicos digitais" e consolidou "milhões de assinaturas eletrônicas desde 2023", ampliando ferramentas como o Balcão GOV.BR e as notificações personalizadas. A plataforma ConectaGov soma "mais de 980 serviços integrados", o que permite o compartilhamento seguro de dados entre órgãos.
  • Demanda e Legislação: A Ministra afirmou que a demanda do Presidente Lula é "avançar mais na integração de dados", e o MGI está propondo "alterar a Lei de Governo Digital para transformar princípios em regras obrigatórias e acelerar o digital nos estados e municípios".

Eixo Organizações: Eficiência na Gestão e Compras Públicas

No eixo de organizações, Dweck destacou o foco na eficiência e sustentabilidade da gestão.

  • Central de Serviços Compartilhados: Esta centralização "atende 13 ministérios", evitando a "necessidade de replicar áreas de suporte" e aumentando a eficiência ao reunir "mão de obra altamente especializada que está em falta no país".
  • Contratações Sustentáveis: Foi destacada a construção da Estratégia Nacional de Contratações Públicas Sustentáveis.
  • Plataforma de Compras: Houve a ampliação da plataforma nacional de compras públicas, o Contrata+ Brasil, que é utilizada para contratações de MEIs e para a aquisição direta de alimentos da agricultura familiar. A Ministra ressaltou que a plataforma de compras é passível de adesão por "qualquer ente da federação, facilitando o processo e ampliando o alcance das políticas de aquisição".

Críticas e Controvérsias da Proposta Legislativa

A Proposta de Emenda Constitucional 38/2025 é o ponto de maior atrito entre Executivo e Legislativo no tema.

O relatório final do grupo de trabalho da Reforma Administrativa na Câmara dos Deputados, apresentado em outubro, reúne "70 propostas" divididas em quatro grandes eixos, e prevê alterações em uma PEC, um Projeto de Lei Complementar (PLC) e um Projeto de Lei Ordinária (PLO).

Os "quatro grandes eixos" do relatório da PEC 38/2025 são:

  1. Eixo 1: Estratégia, Governança e Gestão – Focado no planejamento estratégico, acordo de resultados, criação de um bônus por desempenho (opcional para entes com saúde fiscal) e revisão de gastos, mantendo a diligência com as contas públicas.
  2. Eixo 2: Transformação Digital – Voltada à modernização da máquina pública, digitalização plena de processos e serviços e incentivo à criação de novos GovBRs e Pix.
  3. Eixo 3: Profissionalização do Serviço Público – Focado no planejamento da força de trabalho, ampliação dos níveis de progressão da carreira, remodelamento do estágio probatório, adesão de municípios e estados ao Concurso Nacional Unificado e implantação de uma tabela remuneratória única.
  4. Eixo 4: Extinção de privilégios no Serviço Público – Definido como o eixo central para o enfrentamento das desigualdades e excessos no serviço público.

Defesa Irrestrita da Estabilidade e Combate ao "Excesso de Poder"

A Ministra Dweck "reiterou a posição do governo em defesa da estabilidade no serviço público", afirmando que é "central para a proteção do Estado e para a continuidade das políticas públicas".

Ela lembrou que, se um projeto "se diz a favor da estabilidade, mas traz dispositivos que a enfraquecem, esses pontos precisam sair", e em sua avaliação, a proposta "tem pontos que podem, de alguma forma, comprometer a estabilidade".

Dweck ainda defendeu que a estabilidade é uma "proteção democrática do Estado", mas ressaltou que "tem que ser acompanhada por um amplo processo de avaliação de desempenho", para que a "sociedade conheça o que servidores fazem".

Outro ponto de forte crítica do Executivo é a inclusão de dispositivos, como a mencionada extinção de cargos por decreto presidencial, que a Ministra classificou como um "excesso de poder".

Além disso, a Ministra criticou a pressa na tramitação: "Uma proposta desse tamanho, com excesso de constitucionalização, não pode ir direto ao plenário. Precisa de comissão especial, de debate, de construção conjunta."

Resistência de Servidores, Pressão do Judiciário e Recuo Parlamentar

A proposta enfrenta forte reação de "sindicatos e servidores públicos" que se mobilizam para barrar mudanças.

Desde a protocolização, a PEC já vinha "perdendo força com a saída de apoiadores". No período de 28 a 31 de outubro, por exemplo, foram protocolados "13 requerimentos de retirada de assinatura da PEC".

Embora esse gesto seja considerado "simbólico" – uma PEC só é derrubada se "mais de metade dos signatários pedir a retirada do apoio", o que exigiria "pelo menos, 86 deputados" —, ele "demonstra o aumento da resistência".

O relator da PEC, Pedro Paulo, minimiza o movimento, atribuindo-o a "grupos organizados da elite do funcionalismo" que, em sua visão, "defendem privilégios" e "não apresentam propostas concretas".

Ele afirmou que "Esses grupos estão sendo tocados pela reforma – magistratura, cartórios, alguns sindicatos mais ideologizados. Pegam avião, vêm a Brasília, procuram deputados".

Segundo o relator, a "base do servidor, como professores e enfermeiros, não está na Câmara contra a reforma. A elite é que se move. E o discurso é de negação, nunca de contribuição".

Adicionalmente, o Judiciário também se manifestou. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Edson Fachin, expressou "forte oposição a qualquer proposta de Reforma Administrativa que busque reduzir a autonomia e a independência da magistratura brasileira".

Em outubro, durante o XXV Congresso Brasileiro da Magistratura, Fachin alertou que o STF só apoiará a reforma se ela for "abrangente e respeitar o Judiciário", e que "Não vamos aquiescer em qualquer tipo de reforma que vá tolher a autonomia e a independência da magistratura brasileira".

Ele reforçou que "Ninguém pense que fará por cima do Judiciário uma reforma contra o Poder Judiciário brasileiro".

Contratações Temporárias e Direitos Mínimos

Dweck destacou a importância de padronizar regras de contratação temporária. Em muitos municípios, há vínculos sem estabilidade, sem regras claras e até sem licença-maternidade.

O governo defende uso restrito desse tipo de vínculo:
“É muito ruim quando ela substitui cargos permanentes por razões fiscais.”

Pacto Federativo Ganha Força

A agenda colaborativa entre União, estados e municípios já tem 22 estados signatários. Segundo a ministra, medidas infralegais e pactuadas produzem resultados mais consistentes que reformas constitucionais amplas.

“Ações pequenas, mas bem direcionadas, geram melhorias profundas e duradouras.”

Consenso Como Condição Necessária

O governo reforça que não apoiará mudanças unilaterais.
“Nosso governo jamais fará algo dessa magnitude sem diálogo”, disse Dweck.

A construção de consenso deve envolver Executivo, Legislativo, Judiciário, estados, municípios e carreiras públicas.





Palavra do Aluno

"Fui aprovado no Concurso Nacional Unificado (CNU 1) para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), do Bloco 5, que era aquele bloco de Direitos Humanos, Assistência Social, Saúde e Educação. E o IGEPP Online teve um papel fundamental para a minha preparação, para que eu conseguisse alcançar essa aprovação e estar dentro do número das vagas imediatas. Eu já sou servidor público federal há 12 anos, mas o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental era o cargo dos meus sonhos. E o IGEPP Online foi fundamental; os materiais, de muita qualidade, tanto as videoaulas quanto os PDFs. Então, eu só tenho que agradecer, pois, sem o IGPPE Online, eu não teria conseguido conquistar essa aprovação tão importante."

🏆 Aprovado para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) na 1ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU)! 🎉

Wederson Santos

🏆 Aprovado para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) na 1ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU)! 🎉

“Estou passando aqui para compartilhar uma grande notícia e para agradecer. Fui aprovada para EPPGG no Bloco 5! Estou muuuuito feliz com essa conquista. Comprei o cursinho de vocês para EPPGG ainda antes da notícia do CNU, em 2023. A qualidade do material é impecável. Impecável! A professora Maria das Graças Rua é maravilhosa, com um conteúdo de alto nível. Vocês souberam aprofundar temas muito importantes nos materiais, os simulados são de alto nível, e as videoaulas são muito focadas. Para mim, foi um investimento que fez muita diferença! Muita! Muito obrigada mesmo.”


🏆 Aprovada para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) na 1ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU)! 🎉

Milena Serenini

🏆 Aprovada para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) na 1ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU)! 🎉

Sou o Leydson, fui aprovado em 1° lugar para o cargo de Analista Legislativo da Câmara dos Deputados, agora em 2023/2024. Eu usei o material do IGEPP na minha preparação e com certeza o curso foi decisivo para minha aprovação no concurso. O que mais me chamou atenção no IGEPP foi o time de professores que eles conseguiram reunir. Eu já conhecia alguns professores, como o Emerson Caetano (direito administrativo) e Maria das Graças (ciência política), entre outros . Quando eu vi que o curso que o IGEPP online havia montado para a Câmara contemplava esses nomes, eu não tive dúvidas sobre adquirir o curso e estudar por eles. Destaco a qualidade do material, tanto dos PDF’s quanto dos vídeos da plataforma do IGEPP online. Os professores conseguem entregar o conteúdo de maneira clara, aprofundada e com uma didática e organização excelentes. Adquiri uma bagagem consistente ao longo dos anos com os projetos da instituição. Recomendo o IGEPP online pra todo mundo que anseia por uma vaga nos cargos de elite do serviço público. Só tenho a agradecer pelo profissionalismo e empenho dessa equipe sensacional.

🏆 Aprovado em 1º lugar para Analista Legislativo (Técnica Legislativa, atual Processo Legislativo e Gestão)  da Câmara dos Deputados no concurso 2023/2024! 🎉

Leydson Rodrigues Carvalho Silva

1º Colocado na Câmara dos Deputados - Analista [Técnica Legislativa] 2023

"Olá!! Estou escrevendo para agradecer pela minha experiência com vocês. Nunca tinha me preparado para nenhum concurso antes, minhas primeiras provas "para valer" foram APPGG-SP, Ipea e APO, todas estudando com o Igepp online. Tive o privilégio de passar em primeiro lugar para APPGG, além de ter sido aprovado em nono lugar (AC) no Ipea, na área de Políticas Públicas e Sociedade. Já no concurso para APO - ainda em andamento -, obtive, empatado com mais alguns candidatos, a terceira maior nota na primeira fase (provas objetivas) em minha especialidade.

Com a aprovação no Ipea, minha prioridade, considero encerrada a minha trajetória de preparação para concursos, e certamente o Igepp online teve um papel importante nisso. Gostaria de deixar meu agradecimento especial ao professor Vanderlan Marcelo, que tem o dom de converter conteúdos quantitativos complexos em algo palatável para quem não é de exatas. Uma das didáticas mais incríveis que já pude testemunhar, por isso meu agradecimento especial a ele!"

🏆 Aprovado em 1º lugar para o cargo de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG/SP) e 9º lugar (AC) no IPEA 2024 – Políticas Públicas e Sociedade! 🎉

Luiz Michelon Zardo

1º Lugar em Analista de Políticas Públicas de Gestão Governamental do município de São Paulo

"O curso de Pós-Graduação em Direito Parlamentar e Processo Legislativo do IGEPP ampliou meus conhecimentos específicos acerca do Poder Legislativo e do Processo legislativo. Ainda, permitiu a reflexão crítica sobre o papel das Casas Legislativas na conjuntura atual. O curso aborda uma variedade de disciplinas fundamentais para a compreensão de temas e dinâmicas legislativas. Os professores são excelentes e as aulas muito didáticas. A plataforma online, muito acessível, facilita o acompanhamento dos estudos e permite flexibilidade total. O curso é fundamental para quem busca novas perspectivas profissionais e maior fundamento para analisar os debates políticos contemporâneos. Agradeço ao time IGEPP pela organização e atendimento sempre muito atencioso!"

Paula Baratella

"Eu sou Melina, tenho 31 anos; eu fui aprovada no concurso do Senado Federal, para o cargo Analista Legislativo, especialidade Processo Legislativo. Para concursos de alto nível é necessária uma preparação de longo prazo. Quando começaram os rumores do concurso do Senado, o IGEPP já tinha uma excelente reputação, então, eu decidi apostar neste cursinho. Eu, realmente, falo que vale a pena. Na época eu preferi pagar um cursinho melhor para ter professores de alto nível e uma administração comprometida. Eu tive muita sorte de ter buscado o IGEPP. Quem chegou até o final, quase todas as pessoas da sala passaram. Na época, eu conheci o IGEPP porque o curso preparatório era líder de aprovação para o concurso de Gestor que é um concurso muito difícil, muito disputado. Então, eu pensei: bom, esse preparatório deve ser bom. E, realmente, foi o diferencial na minha aprovação. Sem dúvida alguma, eu nunca tinha estudado em um curso com tantos professores qualificados e uma organização impecável. Realmente a organização da administração, as aulas, a carga horária: tudo isso foi um grande diferencial na minha aprovação. Eu, realmente, sou grata ao IGEPP, aos professores, ao Álvaro. Quando eu recebi a notícia da minha aprovação foi um momento único, de muita felicidade. O dia da minha nomeação foi um dos dias mais felizes da minha vida."

Melina Fernandez

"Preparação com antecedência é a filosofia do IGEPP. Eu mesmo digo, por experiência própria, que aqui no IGEPP fiz amigos para a vida inteira. No dia da minha posse, já conhecia mais da metade dos colegas que lá se encontravam. Não desistam. A aprovação em concursos envolve uma série de fatores. O nosso objetivo é estarmos bem-preparados para minimizarmos ao máximo os fatores que são alheios à nossa vontade e conseguirmos lograr uma aprovação ainda que não nos sejam favoráveis. Para auxiliar nessa preparação é importante contar com a ajuda de profissionais que já possuem grande experiência na preparação de candidatos para concursos públicos. Isso o IGEPP tem a oferecer. Eu mesmo fui aluno da casa, contei com o auxílio de diversos professores, assisti aulas, realizei simulados, questões, cursos de exercícios e tudo isso me deu um suporte necessário para eu conseguir lograr êxito na minha prova para Analista Legislativo e para Consultor Legislativo do Senado. IGEPP, líder imbatível em aprovações."

Foi Analista Legislativo da Câmara dos Deputados, aprovado no último concurso, realizado em 2012.

Agora é Consultor Legislativo do Senado Federal.

Roberto Ribeiro

“Eu passei no concurso do Banco Central em 7º lugar. Eu conheci o IGEPP por conta de uma grande amiga minha e ela disse: faz lá porque o curso é excelente e vai seu um diferencial para você.  E, de fato, foi. Eu vim, conheci a estrutura, a carga-horária e eu falo para quem quiser ouvir: foi um diferencial para a minha aprovação. Eu passei no Banco porque eu tive determinação, eu estudei muito, tive uma família que me apoiou muito, amigos que me deram suporte, inclusive, indicando o curso que foi um grande diferencial que me ajudou a estudar corretamente aquilo que eu precisava. Professores excelentes, uma aula extremamente focada; eu tive uma boa preparação. O IGEPP te prepara corretamente. Fiz simulados, fiz redação e isso me deu uma boa base para a hora da prova. Todas as pessoas que estudaram comigo passaram. Isso também é um diferencial do IGEPP em relação aos outros cursinhos.”

Carolina Netto

“Oi! Boa Tarde! Me nome é Olávia Cristina Gomes Bonfim, fui aprovada em 1º lugar para o cargo de consultor legislativo, área Constituição e Justiça, da CLDF. Fiz um curso com vocês no IGEPP online. Gostaria de agradecer pela contribuição na minha aprovação!” 

Aprovada em primeiro lugar para o cargo de Consultor Legislativo, área Constituição e Justiça, do Concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal (2018)

Olávia Cristina Gomes Bonfim

Câmara Legislativa do Distrito Federal - Consultora Legislativa

"Estudei no IGEPP, fui aprovada para Analista de Políticas Sociais e fiquei encantada com o nível dos professores e a proximidade da Secretaria Acadêmica com os alunos. Resolvi cursar a Pós em Gestão Pública, que me ajudou tanto em passar em outros concursos públicos, como também na seleção interna do órgão que eu trabalhava. Logo após o fim das aulas, saiu o edital para Analista de Gestão Pública do MPU, consegui aprovação e é o cargo que ocupo hoje."

Aprovada para Analista de Gestão Pública do MPU/ 2013 e para Gestor Público Federal (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MPOG)/ 2013.

Cecília Lamounier

"Cursar a Pós em Gestão Pública no IGEPP foi uma oportunidade de conhecer melhor a Administração Pública Federal. Com o amplo conhecimento e embasamento teórico conquistados, pude aplicá-los na rotina do órgão público onde trabalho."

Cursou a Pós em Gestão Pública para aplicar os conhecimentos no órgão público que trabalha: Ministério da Justiça. Aguarda sair o edital de Gestor Público Federal. 

José Albuquerque Nogueira

"Eu já era servidora pública e com o conteúdo ministrado na Pós em Gestão Pública do IGEPP, consegui outra aprovação: no primeiro concurso para Gestor de São Paulo. Na minha opinião, essa é a melhor instituição do mercado que prepara as carreiras de Gestão."

Aprovada para APPGG/ SP - 2015 (Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental de São Paulo).

Ellen Carolina Bandeira

"Eu não era servidor público antes de estudar no IGEPP. Depois de dois anos de estudos, tomei posse na Agência Espacial Brasileira, estou aguardando ser chamado para o MPOG e para  Auditor de Controle Interno do Distrito Federal.

Aprovado para a Agência Espacial Brasileira, MPOG e Auditor de Controle Interno do DF.

Rafael Duarte de Paula Silva

"Percebi que o IGEPP não mede esforços para oferecer um bom ensino. O corpo docente é muito bom! Tive aula com os melhores professores de cada tema, muitos vieram de outros estados. As matérias são bem divididas e temos apoio on-line. Além disso, a parte administrativa do IGEPP é muito boa. Quando o tempo é curto, uma boa organização no curso é fundamental."

Utilizou a Pós para melhor colocação profissional na empresa que trabalha.

Bruno Varjão

A preparação oferecida pelo IGEPP é de fato diferenciada, sendo de grande relevância para candidatos que estão em estágio mais avançado nos estudos e na experiência em concursos, o que se percebe inclusive pelo nível dos alunos que a escola atrai.

Airton Luciano Aragão Júnior

"Se preparar com antecedência é fundamental para ser bem-sucedido nessa trajetória de concursos públicos. Eu decidi fazer cursinho no IGEPP porque a minha irmã me indicou. Minha irmã já tinha passado no concurso da Câmara, que é um dos concursos mais difíceis, e ela ficou insistindo para eu fazer concurso e para eu fazer o cursinho no IGEPP porque ela tinha sentido que tinha sido um diferencial: a qualidade dos professores, a estrutura e o material que eles oferecem. Então, eu fui lá, fiz, me matriculei no curso completo no curso do Banco Central. Ainda mais que tinham várias matérias de concurso que eu não tinha conhecimento nenhum, então eu fiz o curso completo e, realmente, eu senti que isso foi um diferencial muito grande. Lá, eu pude ver professores de excelente qualidade, professores que tem uma bagagem muito grande e alguns até já são do Banco Central. No meu caso, além do conteúdo, a gente pôde conhecer um pouquinho como era a instituição e isso também me motivou bastante. Lá no IGEPP, eu tive a oportunidade de além dos exercícios em sala, fazer simulados que foram muito importantes. Fazer os simulados me deu muito mais segurança para o dia da prova. Além dos professores, do material, dos simulados e dos exercícios, eu pude conhecer pessoas que estavam no mesmo barco comigo. Isso deixou a trajetória mais leve."

Mayara Trindade

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