Concurso Público Nacional Unificado: 950 vagas para cargos de carreiras transversais do Ministério da Gestão
CPNU 2024 (Completo) - Bloco 7 (Gestão Governamental e Administração Pública) - Pós-Edital
CPNU 2024 (Completo) - Bloco 6 (Setores Econômicos e Regulação) - Pós-Edital
CPNU 2024 (Completo) - Bloco 4 (Trabalho e Saúde do Servidor) - Pós-Edital
CPNU 2024 - Conhecimentos Gerais para todos os Blocos - Pós-Edital
O exame busca selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores públicos federais em todo o país. Sob a gestão da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), as vagas para essas carreiras incluem 150 para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), 300 para Analista de Infraestrutura (AIE) e 500 para Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), totalizando 950 oportunidades.
➡️ Compartilhe essa notícia no WhatsApp
➡️ Compartilhe essa notícia no Telegram
O concurso é dividido em oito blocos temáticos (confira abaixo). Segundo o MGI, o modelo amplia a possibilidade de escolha da vaga, respeitando a vocação e o perfil profissional de cada candidato. O CPNU permite a inscrição para mais de um cargo, desde que pertençam ao mesmo eixo temático.
Profissional transversal
As carreiras transversais são aquelas cujos servidores podem ser lotados em diferentes órgãos na esfera federal.
A carreira de EPPGG tem como atribuições a realização de atividades de gestão governamental, como formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.
Devido à atuação matricial dos profissionais ocupantes desse cargo, as vagas foram alocadas nos sete blocos temáticos de nível superior, com a maior parcela destinada ao bloco temático 7. Candidatos com formação em qualquer área podem concorrer a essas oportunidades.
Quanto às posições para Analista de Infraestrutura (AIE), cargo com responsabilidades especializadas voltadas para atividades de planejamento, coordenação, fiscalização, assistência técnica e execução de projetos e obras de grande porte na área de infraestrutura, foram distribuídas entre os blocos temáticos 1 e 3. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem possuir formação em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia de Energia ou Geociências.
No que diz respeito ao cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), que envolve responsabilidades como assistência técnica, aferição de resultados, análise e avaliação de dados, além do acompanhamento de processos ligados ao aprimoramento de políticas sociais, as vagas foram distribuídas entre os blocos temáticos 2, 4 e 5. Dado o caráter abrangente das atividades relacionadas a políticas sociais em diversas áreas, os candidatos interessados em concorrer a uma das vagas não necessitam de formação específica, sendo permitida a graduação em qualquer área.
Os blocos temáticos estão divididos da seguinte forma:
• Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias
• Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação
• Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas
• Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor
• Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
• Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação
• Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública
• Bloco 8 – Nível Intermediário
Aqueles que demonstrarem interesse têm até o dia 9 de fevereiro para efetuar a inscrição por meio do portal Gov.br.
Para validar a candidatura, é essencial realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 90,00, para candidatos de nível superior.
As avaliações do concurso estão agendadas para o dia 5 de maio de 2024, e serão aplicadas em 220 municípios distribuídos por todos os estados brasileiros.
CPNU 2024 (Completo) - Bloco 7 (Gestão Governamental e Administração Pública) - Pós-Edital
CPNU 2024 (Completo) - Bloco 6 (Setores Econômicos e Regulação) - Pós-Edital
CPNU 2024 (Completo) - Bloco 4 (Trabalho e Saúde do Servidor) - Pós-Edital
CPNU 2024 - Conhecimentos Gerais para todos os Blocos - Pós-Edital