CNU: Banco de Candidatos Terá Mais de 13 Mil Pessoas
O Banco de Candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU), que será realizado no próximo dia 18 de agosto, contará com mais de 13 mil pessoas classificadas em lista de espera, oferecendo novas oportunidades de convocação para vagas temporárias que possam surgir.
Esta será a primeira edição do concurso, que teve sua data adiada devido às chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em abril e maio.
O CNU, organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), segue um modelo inovador, permitindo que os candidatos concorram a diversos cargos com a possibilidade de escolher a ordem de preferência, aumentando suas chances de aprovação.
Com mais de 2,1 milhões de inscritos para 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal, o concurso prevê a formação de um Banco de Candidatos Aprovados em Lista de Espera, ampliando ainda mais as oportunidades.
Funcionamento do Banco de Candidatos
O Banco de Candidatos será formado pelos oito blocos temáticos, com o dobro do número de vagas imediatas para cada bloco.
Por exemplo, no Bloco 7, serão convocados 1.748 aprovados para as vagas imediatas, enquanto outros 3.496 ficarão na lista de espera, totalizando mais de 13 mil classificados em todo o concurso.
Os candidatos serão considerados classificados com base nas notas obtidas nas provas objetivas, discursivas e de títulos, desde que estejam dentro do limite de duas vezes o número de vagas imediatas do bloco temático.
O ranqueamento será determinado pelos cargos e especialidades escolhidos na inscrição, respeitando as reservas de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Pedro Assumpção Alves, assessor do Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI e membro do Grupo Técnico Operacional do CNU, explicou: “O Banco de Candidatos é a nossa forma de nomear a lista de espera do concurso unificado. Dependendo da sua nota, você poderá estar apto a ocupar a vaga que você indicou como preferencial ou as seguintes. Sua nota pode ser baixa para a vaga de preferência, mas pode ser suficiente para a segunda vaga.”
➡️ Compartilhe essa notícia no WhatsApp
➡️ Compartilhe essa notícia no Telegram
Novas Convocações e Vagas Temporárias
As novas convocações para os cargos previstos no CNU poderão ocorrer a cada seis meses ou conforme a necessidade e o fluxo de liberação e desocupação dos cargos.
Além disso, candidatos na lista de espera poderão ser chamados para assumir vagas temporárias no serviço público federal, sem perder sua classificação no Banco de Candidatos para futuras vagas efetivas.
Pedro Assumpção ressaltou: “Optamos por 12 meses de validade para o CNU, prorrogável por mais 12 meses, para garantir aos candidatos que iremos chamar com a maior brevidade possível e porque temos interesse em fazer uma nova edição do concurso unificado, em breve.”