ATPS: veja aqui as provas do concurso de 2012
Em 2012, a extinta
Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF) foi a banca
responsável pelo concurso que ofertou 825 vagas para a carreira de
Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS).
ESTUDE COM QUEM APROVOU 40% DOS NOMEADOS NO ÚLTIMO CONCURSO ATPS!
CPNU 2024 (Completo) - Bloco 4 (Trabalho e Saúde do Servidor) - Pós-Edital
CPNU 2024 (Completo) - Conhecimentos Gerais para todos os Blocos - Pós-Edital
Em 2016, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) organizou o certame com 25 vagas para ATPS, exclusivas do Ministério da Saúde.
➡️ Compartilhe essa notícia no WhatsApp
➡️ Compartilhe essa notícia no Telegram
Em 2023, a carreira fará parte do Concurso Nacional Unificado (CNU), com 500 vagas autorizadas. Os ATPS fazem parte do Bloco Temático 5, de Políticas Sociais, Justiça e Saúde.
Na mesma área estão as vagas de Indigenista Especializado (Funai), Analista de Gestão em Saúde (Fiocruz), Pesquisador em Saúde Pública (Fiocruz), Tecnologista em Saúde Pública (Fiocruz), Tecnologista (Ministério da Saúde) e Analista Técnico Administrativo (Ministério da Justiça e Segurança Pública). No total, o Bloco Temático 5 oferta 1470 vagas.
Concurso ATPS 2012
O concurso de 2012 para Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) foi dividido em 4 etapas. A primeira com prova objetiva de conhecimentos básicos, a segunda com prova objetiva de conhecimentos específicos, a terceira com prova discursiva, e a quarta com prova de títulos.
O edital ofertou 825 vagas divididas em 5 áreas:
➧ Assistência Social: 77 vagas
➧ Educação: 30
➧ Gestão Social: 248
➧ Previdência: 20
➧ Saúde: 450
As atribuições do cargo de ATPS, descritas no edital da época e conforme estabelecido no art. 3º da Lei nº 12.094/2009, são:
➧ executar atividades de assistência técnica em projetos e programas nas áreas de saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena, que não sejam privativas de outras Carreiras ou cargos isolados, no âmbito do Poder Executivo;
➧ verificar, acompanhar e supervisionar os processos inerentes ao Sistema Único de Saúde, ao Sistema Único de Assistência Social e aos demais programas sociais do governo federal objeto de execução descentralizada;
➧ identificar situações em desacordo com os padrões estabelecidos em normas e legislação específica de atenção à saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena, quando não sejam privativas de outras carreiras ou cargos isolados, no âmbito do Poder Executivo, proporcionando ações orientadoras e corretivas, promovendo a melhoria dos processos e redução dos custos;
➧ aferir os resultados da assistência à saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena, considerando os planos e objetivos definidos no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Assistência Social e demais políticas sociais;
➧ proceder à análise e avaliação dos dados obtidos, gerando informações que contribuam para o planejamento e o aperfeiçoamento das ações e políticas sociais;
➧ apoiar e subsidiar as atividades de controle e de auditoria; e
➧ colaborar na definição de estratégias de execução das atividades de controle e avaliação, sob o aspecto da melhoria contínua e aperfeiçoamento das políticas sociais.
Provas 2012
As provas aplicadas em 2012 podem ajudar quem está se preparando para o Concurso Nacional Unificado. Os conhecimentos básicos as todas as áreas abordou Língua Portuguesa, Inglês, Gestão de Pessoas, Direito Público, Políticas Públicas, Economia Brasileira Contemporânea e Realidade Brasileira.
Enem dos Concursos
Vale lembrar que, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, as provas do Concurso Unificado serão baseadas no Guia Referencial para Concursos Públicos, da Enap (Escola Nacional de Administração Pública).
As provas objetivas são de aplicação geral e deverão perpassar os seguintes temas:
➧ valorização do ethos público
➧ realidade brasileira e das relações entre Estado
➧ políticas públicas e desenvolvimento nacional
Outras disciplinas incluem, por exemplo, conhecimentos referentes às bases constitucionais do Estado, à estrutura e funcionamento da administração pública e fundamentos do direito administrativo.
As provas específicas e dissertativas abordarão temas relacionados aos blocos temáticos pré-estabelecidos.
Edital e provas
O edital do Concurso Nacional Unificado será publicado até 20 de dezembro de 2023, e as provas vão ser aplicadas até março de 2024.
O resultado final do certame será publicado até maio de 2024, com posse dos novos servidores em agosto do ano que vem.
ESTUDE COM QUEM APROVOU 40% DOS NOMEADOS NO ÚLTIMO CONCURSO ATPS!
CPNU 2024 (Completo) - Bloco 4 (Trabalho e Saúde do Servidor) - Pós-Edital
CPNU 2024 (Completo) - Conhecimentos Gerais para todos os Blocos - Pós-Edital