02/05/2024
por Assessoria de Comunicação
Concurso Nacional Unificado: provas mantidas em 5/5
As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) em todo o país permanecem programadas para este domingo (5).
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou, por meio de nota à imprensa em seu site, a manutenção do Enem dos concursos.CNU 2024 - Reta Final - Bloco 7 (Gestão Governamental e Administração Pública) - Pós-Edital
CNU 2024 (Completo) - Conhecimentos Gerais Para Todos os Blocos - Videoaulas & PDFs
Segundo o texto, "o Governo Federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes."
Ainda de acordo com a nota, "quaisquer atualizações serão informadas pelos canais oficiais do Ministério".
Veja a Nota Aqui!
A aplicação das provas do CNU no Rio Grande do Sul tem sido alvo de questionamentos devido chuvas torrenciais na região.
O governador do estado, Eduardo Leite, solicitou ao Governo Federal que apresente uma solução para os candidatos gaúchos inscritos no concurso e que residem em cidades severamente afetadas pelas chuvas.
Para Leite, o Concurso Nacional Unificado tornou-se inviável em grande parte do estado. “Tenho confiança de que será dado alguma solução pelo governo federal para não punir a população gaúcha que pretendia participar do concurso e que vai ter restrições por conta das condições climáticas”, afirmou.
As chuvas intensas deixaram 57% dos municípios gaúchos em estado de emergência. O Rio Grande do Sul registrou 80.348 inscritos no CNU, é o oitavo estado com o maior número de inscrições.
Em 12º entre os municípios com mais inscrições, Porto Alegre, capital do estado, acumulou 38.292 inscrições. São 109 locais de prova do Concurso Nacional Unificado no Rio Grande do Sul.
Confira os horários de realização do Enem dos concursos no dia 5 de maio (horários de Brasília):
Turno matutino
Abertura dos portões:
7h30
Fechamento dos portões:
8h30
Início da aplicação:
9h
Duração da prova:
2h30
Logística e segurançaTurno vespertino
Abertura dos portões:
13h
Fechamento dos portões:
14h
Início da aplicação:
14h30
Duração da prova:
3h30
Para assegurar a logística e segurança do CNU, foi estabelecida uma rede de aplicação conectando órgãos das administrações públicas federais e estaduais. Houve a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais. Segundo o MGI, essas medidas visam garantir o bom funcionamento e a lisura do processo seletivo em todas as suas etapas.
Além disso, o Ministério da Gestão está monitorando diariamente todas as etapas do concurso, desde o planejamento até a divulgação dos resultados, em colaboração com a Fundação Cesgranrio.
CNU 2024 - Reta Final - Bloco 7 (Gestão Governamental e Administração Pública) - Pós-Edital
CNU 2024 (Completo) - Conhecimentos Gerais Para Todos os Blocos - Videoaulas & PDFs